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Perguntas Frequentes

1.Onde o Hospital Municipal Padre Germano Lauck está localizado?

Rua Adoniram Barbosa, nº 370 - Jardim das Bandeiras/Parque Monjolo - Foz do Iguaçu/PR - Telefone: (045) 3521-1951 / 3521-1950

2.Quais serviços de saúde o hospital municipal oferece?

O hospital atende consultas ambulatoriais, pequenas cirurgias e cirurgias de média complexidade encaminhados pela rede SUS.

3.Quais são as especialidades médicas que são atendidas no hospital municipal?

O hospital é referência em trauma e diversas especialidades médicas dão suporte ao atendimento do paciente. Algumas das especialidades de atuação são: ortopedia, pediatria clínica, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, entre outras.

4.Como faço para marcar uma consulta médica no hospital municipal?

O hospital não marca consulta direta aos pacientes. É um hospital referenciado (porta-fechada), que recebe pacientes atendidos nas unidades básicas de saúde e de pronto atendimento da rede SUS.

5.Como faço para agendar uma cirurgia no hospital municipal?

Todo o processo deve começar pela Unidade Básica de Saúde, o procedimento deve estar devidamente inserido na Fila de Cirurgias do sistema RP Saúde, e os pacientes são agendados conforme posição em fila.

6.É cobrado algum valor do atendimento do paciente?

O Hospital Municipal Padre Germano Lauck é uma entidade sem fins lucrativos, pública, portanto, não há cobranças pelo atendimento do paciente.

7.Como faço para obter informações de um paciente internado?

As informações referentes ao estado clinico do paciente, são repassadas aos familiares no horário de visita.

8.Quem tem direito a acompanhante?

Toda gestante que esteja em trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, nos hospitais públicos e conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS, conforme a Lei nº 11.108/2005; Idosos com idade igual ou superior de 60 anos (Lei nº 10.741/2003); Crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos (Lei nº 8.069/1990); Pacientes com deficiência e/ou outras necessidades especiais (Lei nº 13.146/2015). Todo aquele paciente que a equipe multidisciplinar avaliar como conveniente e necessário.

9.O paciente pode utilizar o refeitório do hospital? E o acompanhante?

O paciente respeitará a dieta médica prescrita pelo médico responsável, durante o seu período de internamento. O acompanhante tem direito de acesso ao refeitório, bastando estar cadastrado na recepção e portando documento de identificação. O refeitório fica a disposição do acompanhante das 12h30min até as 13h30min.

10.Posso levar alimento para uma paciente internado?

A dieta do paciente deve respeitar a prescrição médica. Por esse motivo, não é permitido trazer alimentos de casa. Caso houver restrições ou alergias alimentares, comunicar a copeira ou enfermagem para avaliação da nutricionista.

11.É possível fumar nas dependências do hospital?

Não, é proibido fumar no hospital.

12.É necessário levar algum enxoval para o paciente internado no hospital?

Não é permitido entrada de travesseiros, cobertores, todo o enxoval é fornecido e devidamente higienizado pelo setor de rouparia do hospital.

13.Horários de visitas aos pacientes internados? Qual o horário é o horário de troca dos acompanhantes?

HORÁRIOS DE VISITAS DIARIAMENTE: Ortopedia  10:00h as 10:30h  Psiquiatria   10:30h as 11:00h  Clínica Médica  10:30h as 11:00h  Clínica Cirúrgica  11:00h as 11:30h  Pediatria  14:00h  Observação do PS e Emergências  15:30h  Unidade de Internação Dengue  1 ao 17 ás 15:30h  18 ao 27 ás 11:00h  Unidade de Terapia Intensiva - UTI  UTI 1 (01 ao 10) – 16:00h  - 20:00h  UTI 2 (11 ao 20) – 16:15h – 20:15h  UTI 3 (21 ao 30) – 16:30h – 20:30h  UTI 4 (31 ao 40) – 16:00h – 20:30h  Visita religiosa   17:00 às 18:00 (trazer credencial e documento com foto).

14.Durante a internação o paciente pode ligar para os familiares? Os familiares podem visitar o paciente internado? E qual o horário de troca dos acompanhantes?

Não, dependendo do setor de internação não é autorizado o paciente a ficar com seu celular pessoal. Sim, os familiares podem realizar a visita diariamente durante todo o período de internação. HORÁRIO DE TROCA DE ACOMPANHANTES: Manhã: 07:30 às 08:30  Tarde:   11:00 às 11:30  Noite:   19:00 às 20:00 Obs.: São até quatro acompanhantes por paciente para revesarem durante o internamento. É assegurado ao paciente de decidir sobre seus acompanhantes, visitantes e colaboradores. No caso de seu impedimento, cabe aos familiares esta decisão por meio de declaração assinada pelo responsável legal.

15.Como posso enviar um elogio, reclamação ou sugestão ao hospital?

Através do contato direto com a Ouvidoria do HMPGL pelo fone (45) 3521-1788 ou pelo WhatsApp (45) 99984-2618 ou pelo serviço de e-mail: ouvidoria.hmpgl@gmail.com